Sejam bem vindos ao nosso Blog! Divulgaremos aqui nossos serviços, casos clínicos, matérias, dicas e curiosidades do mundo animal!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Comportamento Destrutivo Canino

O comportamento destrutivo canino é um das queixas mais comuns, pois resulta em danos a casa, lesõs ao animal e enfraquecimento da ligação família-animal. Mastigações, arranhaduras e escavações são sinais clínicos que podem ocorrer por várias razões. Em alguns casos membros da família contribuem para o problema, ao proporcionarem objetos não apropriados para o cão mastigar e não proporcionarem objetos apropriados suficientes. A mastigação é um comportamento normal em cães filhotes, que são investigativos, enérgicos e muito brincalhões. A mastigação inapropriada por parte de filhotes pode ser resultado de exploração, brincadeira, caça, fome e tentativa de fuga de um confinamento, e as vezes pode ser resultante de etiologias mais sérias e complexas como ansiedade de separação, fobia, compulsão, etc.

Comportamentos destrutivos por parte de cães jovens, é em geral, um problema de "controle". Boa parte do dia de vigília de um cão envolve brincadeiras, exploração, alimentação e mastigação, portanto, a mastigação destrutiva não é incomum e deve ser esperada pelos proprietários. Danos persistentes refletem a falta de treinamento e controle por parte do proprietário. Alguns cães aprendem a pegar e mastigar itens para obter a atenção do proprietário e se envolver em jogos de perseguição.

O tratamento é relativamente direto. Um vez que os problemas de mastigação surgem, o proprietário deve assegurar que o animal tenha oportunidades e objetos apropriados para mastigar, estimulação física adequada, uma quantidade correta de supervisão e confinamento apropriado, conforme o exigido. Brinquedos mastigáveis para cães só serão bem-sucedidos na redução do problema se o cão realmente o mastigar, deve ser oferecido vários brinquedos para determinar quais o animal prefere. O animal deve ser estimulado a interagir com o brinquedo e ser recompensado cada vez que ele o mastigar. Brinquedos feitos de couro cru encorpado, náilon e borracha durável são os mais práticos, pastas de carne podem ser ligeiramente passadas sobre o brinquedo para estimular o interesse. Deve-se ter entre 8 e 10 brinquedos, mas não devem ser oferecidos de uma vez, faça uma troca periodicamente, ajudará que animal sempre tenha brinquedos novos e interessantes. Elogie-o quando mastigar um brinquedo com discrição. Exercite seu animal diariamente, para que ele gaste suas energias. Para evitar que o animal mastigue objetos não apropriados anteriormente mastigados, uma dica é fazê-los ter sabor ruim por meio de aplicação de uma pequena quantidade de óleo de citronela ou um spray anti-mastigação industrializados. Armadilhas como alarmes, também podem ser bem-sucedidas. É inaconselhável o uso de qualquer tipo de punição que envolva golpes ou ameaças ao animal.

A melhor maneira de evitar mastigação destrutiva é prorporcionar aos cães brinquedos mastigáveis apropriados e ensiná-los desde cedo, quais itens são seus para mastigar e quais não são. Além de exercícios diariamente para que gastem sua ampla energia. Como a ansiedade também pode estimular os cães a serem destrutivos, estes devem ser tratados de imediato.

Cães não podem discenir com facilidade quais objetos são aceitáveis para mastigar e quais não são. Isso pode ser desafiador se os proprietários brincarem com jogos do tipo "cabo-de-guerra" com toalhas ou meias, ou outros pertences domésticos. Não se deve oferecer ao cão nenhum pertence doméstico.



A receita para o sucesso de treinamento é: Tempo, Paciência e Dedicação!!


Boa sorte!





Dra. Mallize Gonçalves
Médica Veterinária
CRMV-SP 21.291


.

Fonte: Landsberg G., et al - Problemas Comportamentais do Cão e do Gato