Inúmeros proprietários ao adquirir um cão ou gato não sabem ao certo o que é a castração, suas vantagens e desvantagens. Muitos tem uma visão de que a castração deixará seu animal "bobo" que "deixará de ser bravo" ou que é um procedimento que "judiará de seu animal", "que é necessário seu animal ter uma cria" ou seja verdadeiros mitos! A castração apresenta diversas vantagens, entre elas:
- diminuição do risco de adquirir um câncer de mama, de útero ou ovários;
- eliminação de cios e crias indesejáveis;
- eliminação de pseudociese (gestação psicológica);
- eliminação de infecções uterinas e distúrbios hormonais;
- elimina riscos de problemas de próstatas;
- elimina riscos de tumores em regiões genitais de machos e fêmeas;
- melhora o comportamento do macho ansioso que late a todo momento;
- melhora comportamentos de micção dos machos que gostam de marcar território;
- ameniza comportamento de fugas e brigas
Caso não tenha intenção de reproduzir suas fêmeas, castrar antes do primeiro cio diminui-se o risco para 0,05 de adquirir um câncer de mama no futuro, risco real que presencio no dia a dia. Já os machos podem ser castrados após 4 meses de idade. A castração engorda? Não a castração não engorda, o que acontece é que o animal diminui suas atividades físicas devido a eliminação dos hormônios, ficando mais preguicoso, portanto, necessitando mais de exercicíos e quantidades menores de alimentação.
Dra. Mallize Gonçalves
Médica Veterinária
CRMV-SP 21.291
A Clínica Veterinária São Francisco de Assis está no mercado há 10 anos. Localizada em Jaguariúna-SP, oferece os serviços de Clínica Médica, Cirurgias, Internação, Atendimento domiciliar,Vacinas, Emergências, Transporte Animal e Banho e Tosa.Visamos qualidade e nível elevado em nossos atendimentos e serviços. Nossa missão é Prevenir, Diagnósticar e Tratar.E o mais importante a satisfação de nossos clientes!
Sejam bem vindos ao nosso Blog! Divulgaremos aqui nossos serviços, casos clínicos, matérias, dicas e curiosidades do mundo animal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário