Sejam bem vindos ao nosso Blog! Divulgaremos aqui nossos serviços, casos clínicos, matérias, dicas e curiosidades do mundo animal!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dermatofitose canina (tinha canina)

Dermatofitose em um cão
A dermatofitose canina é uma dermatopatia  comum causada por um fungo ceratinofílico. Sua incidência é altamente variável em todo mundo, sendo que temperaturas mais quentes e alta umidade favorecem a infecção por dermatófitos. Em cães, a dermatofitose geralmente é causada por Microsporum canis, Trichophyton mentagrophytes e Microsporum gypseum. Microsporum canis é o organismo comumente mais isolado. A transmissão ocorre via contato direto com pêlos e escamas de gatos infectados e com fômites contaminados. Geralmente é uma dermatopatia autolimitante em cães saudáveis, uma vez que a resposta inflamatória do hospedeiro é capaz de eliminar a infecção. Cães com imunidade comprometida apresentam maior risco de desenvolver a infecções generalizadas ou crônicas. A dermatofitose canina é uma doença com potencial zoonótico (transmitida ao homem). A face e os membros torácicos são os locais acometidos com mais frequência, as lesões são alopécicas, geralmente circunscritas  com suas bordas eritematosas e crostosas, os pêlos se apresentam quebradiços e espessos. O prurido (coçeira) e a dor são notados em casos de infecções mais intensas. Cães filhotes são mais predispostos, já predileção por sexo ou raça nunca foram determinados estatisticamente. O diagnóstico é feito através de cultura para dermatófitos, biópsia ou histopatologia, é importantíssimo o diagnóstico diferencial para outras dermatopatias dentre elas as principais são: foliculite bacteriana superficial, piodermatite, etc. É muito comum o diagnóstico errôneo. O tratamento é longo (média de 30 a 60 dias), é feito através de fungicidas (cetocanazol, itraconazol, miconazol) tópicos (banhos), ou orais dependendo da gravidade da infecção, o tratamento com antiinflamatórios e antibióticos é necessário nos casos de infecções secundárias.
Dermatofitose em humanos


Dra. Mallize Gonçalves
Médica Veterinária
CRMV-SP 21.291

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Posto de doações vítimas Rio

Estamos atuando como posto de doações para as vítimas das enchentes no Rio. Estamos recebendo mantimentos, alimentos, sapatos, etc. As doações serão recebidas asté 29/01 o qual serão encaminahdas para um posto oficial em Campinas. Doem, colaborem ! Nosso endereço: R. Joaquim Pinto Andrade, 88. Jd. Botânico.