Sejam bem vindos ao nosso Blog! Divulgaremos aqui nossos serviços, casos clínicos, matérias, dicas e curiosidades do mundo animal!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Carrapatos e seu controle

Rhipicephalus sanguineus
Carrapatos são artrópodes da ordem ácaros, ectoparasitas hematófagos, responsáveis pela transmissão de doenças aos animais e humanos.Seu habitat é geralmente aonde existem seres humanos e animais (pois se alimentam de sangue). Existem várias espécies de carrapatos, porém a de maior relevância para nós clínicos de pequenos animais é a espécie Rhipicephalus sanguineus. Este tipo de carrapato tem como hospedeiro preferido o cão, podem também parasitar outros tipo de animais domésticos. As fêmeas podem por 200 a 3000 ovos por dia. Estes carrapatos na fase adulta podem sobreviver até 19 meses. Suas infestações nos cães podem provocar leves irritações e até severas anemias, pode atacar qualquer parte do corpo, porém é mais comum orelhas, membros e regiões interdigitais, é considerado o principal transmissor da Erliquiose e Babesiose canina, doenças graves que podem matar, se não diagnosticas precocemente. 

O controle contra carrapatos deve ser feito com carrapaticidas eficazes (sprays, pipetas, banhos pulverizadores), a repetição destes produtos podem ser mensais ou até quinzenais no caso de grandes infestações. São eficazes:
Frontline plus (carrapatos e pulgas)
Advantage max 3 (carrapatos, pulgas e moscas)
Promeris Duo pipeta (carrapatos e pulgas)
Fiprolex (carrapatos e pulgas)
Estes produtos matam os carrapatos que estiverem no corpo do animal pela ação de contato.

Existem as coleiras carrapaticidas que são boas opções também, estas podem ser deixadas por meses, porém só matam quando o carrapato picar o animal. Gosto de indicar a Kiltix (Bayer) pela durabilidade e eficácia, a Scalibor (age também contra o mosquito transmissor da Leishmaniose) e a Preventic (um pouco menos duradoura, porém eficaz).

Além do controle no animal é fundamental o controle no ambiente em que ele vive, através de pulverização com produtos piretróides, é aconselhável retirar o animal do ambiente, para não correr o risco de intoxicação, deve-se ter cautela para uso destes produtos, pois podem ser tóxicos para nós e para o animal. Estes carrapatos gostam de lugares altos, janelas, frestas de portas, cantos de paredes, deve-se pulverizar todos estes locais, inclusive a casinha do animal e grama. O uso de vassoura de fogo também é muito eficaz para o ambiente externo, sua vantagem é de não apresentar riscos de intoxicação.

O controle rotineiro eficaz no animal e no ambiente combate o ectoparasita. Qualquer alteração como falta de apetite, apatia, fraqueza, procure um Médico Veterinário.



Dra. Mallize Gonçalves
Médica Veterinária
CRMV-SP 21.291

Nenhum comentário:

Postar um comentário