Sejam bem vindos ao nosso Blog! Divulgaremos aqui nossos serviços, casos clínicos, matérias, dicas e curiosidades do mundo animal!

sábado, 30 de outubro de 2010

Cinomose

A Cinomose é uma doença viral nfecto-contagiosa que acomete cães domésticos e canídeos silvestres, principalmente filhotes, pela falta de imunização. O vírus da cinomose é um paramixovírus, que afeta o SNC dos cães. A transmissão é feita por contato direto, pelo ar, ou fômites. Os sinais clínicos são variáveis, depende-se da virulência da cepa viral, das condições ambientais, idade e estado imunológico. Podendo ser generalizados e graves em filhotes não vacinados. Na maioria das vezes os primeiros sinais são secreção nasal ou ocular,  tosse seca, podendo se resultar em pneumonia. Cães acometidos apresentam depressão, inapetência e com frequência febre, diarréia pode ocorrer, pústulas abdominais, hiperceratose de coxins e narinas é comum.
Hiperceratose narinas
Os sinais neurológicos se desenvolvem geralmente 1 a 3 semanas depois da recuperação sistêmica, e a evolução para o quadro neurológicos, vai depender da imunidade do animal, não necessariamente todos os casos irão evoluir para o quadro neurológico, isso depende de cada caso e da resposta de cada animal, já atendi pacientes que não evoluíram para o quadro neurológico e já atendi pacientes que evoluíram diretamente para o quadro neurológico sem envolvimento respiratório, quanto antes o diagnóstico, maiores as chances do animal. Os acometimentos neurológicos são convulsões, demência, desorientação, tetraparesia, ataxia e doenças cerebelares vestibulares. As convulsões podem ser de vários tipos, porém as mais comuns são as generalizadas. A mioclonia (contrações musculares repetitivas) é comum em cães com encefalomielite pela doença. Pode-se observar uveíte anterior em alguns cães. Animais idosos podem desenvolver encefalomielite crônica meses ou anos após se recuperarem de uma infecção pelo vírus da cinomose, apresentando tetraparesia, disfunção vestibular sem sinais sistêmicos o diagnóstico se baseia em histórico, exame clínico e exames laboratoriais como hemograma que pode estar normal ou revelar linfopenia grave, ou detecção de corpúsculos em eritrócitos e linfócitos circulantes. Aconselha-se a realização do PCR (pesquisa do vírus no sangue) caso hemograma resulte em normal. 
Quadro convulsivo
O tratamento é baseado nos sinais clínicos, antibióticos para quadros infecciosos secundários, polivitamínicos, imunoestimulantes, terapias anticonvulsionantes para controle das convulsões e outros tratamentos neurológicos. O importante  é conseguir manter a imunidade do animal para não haver complicações e consequentementes óbitos. A prevenção é feita através de corretos esquemas de vacinação quando filhotes e adulto. Animais curados podem eliminar o vírus por meses, portanto a vacinação de todos os animais da residência é importante. O vírus não resiste por um ano no ambiente como ouvimos por aí, ele é sensível ao hipoclorito de sódio (água sanitária). A desinfecção do ambiente é fundamental para a colocação de novos animais.


Dra. Mallize Gonçalves
Médica Veterinária
CRMV-SP 21.291

5 comentários:

  1. Acolhi 30 animais de rua,tenho 2 cadelas 1 que contraiu a cinomose e outra que sobreviveu a doença mesmo com sequelas graves neurológicas,ambas no cio aumentam consideravelmente o quadro convulsivo,que trato diariamente com anticonvulsivo,posso castra-las?
    1 tem 1 ano e 4 meses a outra 1 ano e 2 meses...obrigada Rita Mucelli

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ola estou com uma buldog Frances de 3 meses, ela tomou a primeira vacina mas 4 dias depois amanheceu desidratada, magra com diarreia olhos dilatados e melecados, respiracao ruim e sem apetite, assutei e logo corri ao VET.
    Chegando la consultou logo ja hidratou aplicou uma buscopan, fez hemograma estava com alteracoes e ja com suspeita da maldita, receitou um xarope, colirio e Trissulfin, apos 3 dias ela nao estava respondendo voltei ate la e trocou o antibiotico para Baytril, comecou a dar resultado ela voltou a alimentar, parou com todos os sintomas,, continuei os 10 dias e fiz outro exame o resultado foi melhor mas ainda nao estava OK, entrou entao o Leucogen, mas logo em seguida comecou a aparecer feridas por todo o corpo, voltei la e fizemos outro exame,constou tudo OK ,, melhor ainda,,entrou entao a cefalexina para as feridas, e o LEucogen 1 vez ao dia com horario bem diferenciados da cefalexina.
    As feridas estao secando, mas AGORA COMECOU UM SINTOMA terrivel tiques, tremores, gemidos ela nao consegue dormir,, quando esta brincando esquece mas quando para comeca os tiques e vao piorando, geme a noite toda,, nao sei oque fazer sera que e muito remedio, ou e normal todos esses mesmo,, e sobre o Exame hemograma tem diferenca do PCR, pois o Hemograma esta tudo OK, esse PCR e apenas para diagnosticar Positivo ou negativo? tem algum exame que mostre a faze que esta o virus, ou se ja foi,, quero saber se vai passar disso pois ja esta dando 1 mes ou pode ter mais a vir.
    ESSA DOENCA E MALDITA TERRIVEL, MAS EU CREIO QUE ELA VAI MELHORAR...ESTOU AKI COM MEU CARINHO E AMOR.

    ResponderExcluir
  4. Olá Julio. A cinomose é uma doença que se apresenta em diversas fases, respiratória (o qual ela apresentou os primeiros sinais como secreção ocular, dificuldade respiratória que pode ser causada por uma pneumonia secundária)temos também a fase digestiva que pode ocasionar diarréias, vômitos e finalmente a fase mais agravante que é a neurológica. Nem todos animais com cinomose evoluem para a fase neurológica, o diagnóstico precoce, o estado do animal e o tratamento efetivo podem evitar essa fase. A imunidade do animal é o mais importante nessa doença se o sistema imune estiver muito debilitado mais chances do vírus se multiplicar e piorar o caso. Pelo visto seu animal já evoluiu para a fase neurológica que possui um prognóstico ruim, pois está havendo lesões no sistema nervoso que geralmente são irreversíveis. O tratamento com anticonvulsionantes é usado para controlar convulsões, porém o vírus deixa sequelas no sistema nervoso e se o animal conseguir superar essa fase poderá apresentar tipos de tremores para o resto da vida. Mas fique calmo com certeza seu veterinária irá instrui-lo de como agir nessa fase neurológica, mas te digo que o prognóstico é ruim e ele corre risco de vida, pois essa doença tem na maioria das vezes 90% óbito. O hemograma nos aponta alterações compatíveis com a doença e o PCR confirma a presença do vírus no sangue. Mas dependendo da fase que o animal estiver o PCR pode apresentar falso positivoBoa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Poderia estar castrando sim se ambos os animais estiverem em estado de saúde ok.

    ResponderExcluir