Sejam bem vindos ao nosso Blog! Divulgaremos aqui nossos serviços, casos clínicos, matérias, dicas e curiosidades do mundo animal!

domingo, 17 de outubro de 2010

Ehrlichiose Canina

É uma doença de caráter endêmico em nossa região é causada por uma bactéria chamada Ehrlichia canis, que parasita os leucócitos ( células de defesa) é transmitida pelo carrapato infectado durante o repasto saguineo.Na fase aguda o animal apresenta sinais clínicos como: febre, falta de apetite, aumento dos linfonodos, secreção nasal, dificuldades respiratória e indisposição. Na fase subclínica o animal apresenta somente alterações hematológicas, já na fase crônica há a incapacidade de resposta imune (por esta baixa resposta imunológica o animal fica sujeito a infecções oportunista como pneumonia, artrite, meningoencefalite entre outras), nesta fase crônica  o animal também pode apresenta fraqueza, depressão, perda de peso e hemorragias. O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais, pelos sinais clínicos e exame físico realizado pelo Médico Veterinário. O tratamento é  através de administração de antibiótico específico e terapia suporte como a fluidoterapia, transfusão sanguinea e estimulação do apetite.

Por estarmos em uma região endêmica a prevenção é de imensa importância e é feita através do uso de carrapaticidas, hoje em dia existem diversas apresentações desde pipetas que são instiladas no dorso do animal até  coleiras, consulte o veterinário pois ele indicara o produto ideal para cãozinho. 

Carrapato Rhipicephalus sanguineus
Lethicia Y. O. Ohara
Médica Veterinária
CRMV-SP 27201

Nenhum comentário:

Postar um comentário