Sejam bem vindos ao nosso Blog! Divulgaremos aqui nossos serviços, casos clínicos, matérias, dicas e curiosidades do mundo animal!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A nutrição no paciente com câncer


Pacientes com câncer tem alterações metabólicas que resultam em alterações clínicas. A perda de peso é com frequência uma das características da doença, sendo proveniente do catabolismo muscular e gorduroso. A anorexia é um dos componentes mais importantes na gênese da caquexia cancerosa . Ela pode ser consequente à redução da percepção de sabor e olfato, satisfação precoce à ingestão alimentar, resposta a peptídeos orexígenos e produção de citocinas. A caquexia ocorre devido as alterações em citocinas, alterações hormonais, metabolismo de carboidratos, proteínas, gorduras e metabolismo energético. 

A terapia nutricional é um componente importantíssimo no tratamento do paciente com câncer, em especial nos caquéticos. Os objetivos do suporte nutricional são de prevenir ou corrigir deficiências nutricionais, minimizar os efeitos secundários do tratamento, melhorar qualidade de vida e sobrevida do animal e auxiliar na recuperação da condição corpórea.

-Proteínas: sua elevação aumenta o fornecimento de aminoácidos, com objetivo de permitir que o animal atenda ao catabolismo proteíco e consiga manter sua massa muscular quando se encontra magro ou caquético. Requerimento 30 a 45% (cães) e 40 a 50% (gatos) na matéria seca.
-Carboidratos: muitos pacientes apresentam intolerância aos carboidratos que ocasionam hiperglicemia e hiperinsulinemia.  Devido a essas alterações metabólicas é indicado a redução na dieta. Requerimento > 2,5% na matéria seca.
-Gorduras: composto com maior digestibilidade e teor energético da dieta. Importante em pacientes com câncer. O fornecimento de alimentos com alta energia faz com que mais facilmente os animais consigam ingerir calorias suficientes para manterem o equilíbrio calórico positivo.  O requerimento é de 25 a 40% na matéria seca
-Fibra bruta: as fibras são importantes pois mantém um adequado funcionamento intestinal. O requerimento é de  > 2,5% na matéria seca.


Nutracêuticos importantes para dieta :
- Arginina - a arginina é um aminoácido essencial que ajuda na modulaçao do sistema imune e juntamente com Omega 3 melhora os sinais clínicos e qualidade de vida em cães.
- Glutamina - a glutamina é um aminoácido não essencial que é reduzido no paciente com câncer. Sua suplementação estabiliza a perda de peso, melhora o metabolismo proteíco, regula a função da barreira intestinal, entre outros. 
- Omega 3 -  traz muitos benefícios ao paciente oncopata, ele inibe e reduz o crescimento de linhagens neoplásicas; modula a secreção de citocinas; reduz a vascularização de tumores sólidos, reduzem os feitos da quimioterapia, etc. Já o Omega 6 não é indicado pois aceleram o crescimento tumoral e aparecimento de metástases.

Uma dieta balançeada corretamente para o paciente com câncer, influencia de modo positivo o funcionamento do sistema imune e metabólico, a capacidade cicatricial, a resposta ao tratamento quimioterápico ou cirúrgico, etc. Colaboram para a redução da caquexia e melhoram a qualidade de vida e longevidade do paciente.


Dra. Mallize Gonçalves
Médica Veterinária
CRMV-SP 21.291

Nenhum comentário:

Postar um comentário