Sejam bem vindos ao nosso Blog! Divulgaremos aqui nossos serviços, casos clínicos, matérias, dicas e curiosidades do mundo animal!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Melanoma


Melanomas são proliferações neoplásicas malignas de melanócitos que frequentemente acometem os cães e raramente se desenvolvem em outras espécies. Os cães com idade variando de 3 a 15 anos podem ser acometidos, mas a incidência maior desses tumores ocorre entre 9 e 13 anos. Os fatores etiológicos dos tumores melanocíticos em cães não estão bem definidos. No homem acredita-se que o melanoma seja induzido por exposição solar aguda precedida de um longo período sem exposição. O melanoma trata-se de lesão pigmentada na pele, podendo exibir padrões morfológicos distintos, que podem variar entre lesão ulcerada, lesão em placa, mácula, nódulos ou tumor. O melanoma tem origem em melanócitos e apresenta atividade juncional marcante. O melanoma pode conter melanina ao redor de 80% e ser amelanótico nos 20% restantes. Os melanomas causam metástase nos linfonodos regionais e nos pulmões, não sendo comum em outros locais. Pode-se tentar a extirpação cirúrgica, e a resposta ao tratamento cirúrgico varia com o tipo de tumor e a localização. Os melanomas respondem de maneira regular e a maioria apresentam um prognóstico ruim. A quimioterapia não é efetiva com nenhum fármaco nos tipos de câncer da cavidade bucal com potencial de metástase. Alguns autores citam a combinação de doxorrubicina e ciclofosfamida com alguma resposta em cães. 

Atendemos um Cocker Spaniel de 10 anos de idade, macho, apresentando nódulo em lábio superior com aspecto ulcerado aparência de cacho de uva, acastanhado, cerca de 3 cm. Proprietário relatou que o nódulo cresceu em 4 meses. Animal não apresentou ao exame clínico nenhuma alteração. Foram coletados exames laboratoriais e os resultados foram satisfatórios. Foi sugerida a retirada cirúrgica com margem e avaliação histopatológica do nódulo. O resultado foi de Melanoma com presença de melanina. Foram pesquisadas evidências de metástase, ausentes até o momento. Foram solicitadas avaliações semestrais para realização de exames. Foram feitas modificações na alimentação e acrescentado suplementação com Omega 3 e Arginina. O animal se encontra bem e até o momento não houve recidivas e nem metástases.




Dra. Mallize Gonçalves
Médica Veterinária
CRMV-SP 21.291

Nenhum comentário:

Postar um comentário